quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Sarau Corujão da Poesia - 10 anos de resistência poética no coração do Leblon





Esse mês, o sarau poético Corujão da Poesia - Universo da Leitura comemora dez anos de vida. Realizado religiosamente às terças-feiras, excetuando-se os feriados, o Corujão é organizado pelo professor João Luiz de Souza (mais conhecido como João do Corujão) e tem apoio da Universo (Universidade Salgado de Oliveira).

O sarau é apadrinhado por ninguém menos que Jorge Ben Jor. Volta e meia o "mestre", como nós o chamamos, dá as caras por lá e assume o comando do microfone.

O mestre Ben Jor e as pessoas que receberam os livros sorteados do dia.  (Foto: Vitor Vogel)

Muito consciente da importância de realizar um Sarau semanalmente e, também, como uma ponta de lança avançada no coração do Leblon, João do Corujão é o primeiro a levantar a bandeira da poesia:

"São 10 anos de OCUPAÇÃO POÉTICA e de ARRECADAÇÃO/LIBERTAÇÃO DOS LIVROS, num bairro onde MUITOS diziam: "no Leblon, tudo é moda, tudo é passageiro", só que esqueceram que no LEBLON, BELÉM, CAPÃO REDONDO, RECÔNCAVO BAHIANO ou quaisquer outros locais, "o ser humano tem fome de POESIA", tal como os filósofos e psicanalistas sempre nos disseram. Um abraço irmão em CorujaodaPoesia Universo da Leitura".



Poeta recita ao microfone (Foto: Vitor Vogel)

A missão completa-se não apenas levando a mensagem da leitura e sorteio de livros através do sarau, mas também arrecadando doações de livros que são repassados para escolas públicas, casas de detenção, asilos, etc. Vou ver quantos livros foram arrecadados e doados nesses dez anos, mas o próprio João Luiz dá uma ideia nesse trecho postado no Facebook:

"O que podemos dizer quando ganhamos MIL LIVROS no DIA NACIONAL DO LIVRO para serem LIBERTADOS em mãos de CRIANÇAS que não podem comprá-los? Gratidão Instituto Maia Vinagre! Gratidão Professor Marcelo Mocarzel e Equipe! Os livros arrecadados farão a diferença nas vidas de MUITAS CRIANÇAS!!!"



João do Corujão 'mandando' seus antenadíssimos recados (Foto: Vitor Vogel)


O Corujão é realizado todas as terças-feiras, de 21:00 h a 0:00 h na Livraria Saraiva (Avenida Ataulfo de Paiva, 1231 - Leblon, Rio de Janeiro ).

Encerrando, como o próprio Professor João Luiz diz, "No corujão tem microfone aberto, música, poesia, leitura, performance, libertação dos livros e abraços garantidos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário